Lançamento

AÇÚCAR: RIQUEZA E ARTE EM PERNAMBUCO

FERNANDO GUERRA DE SOUZA

Neste minucioso trabalho de coleta de dados, sistematização de informações e seleção de imagens primorosas (pinturas, mapas, fotografias), Fernaneo Guerra de Souza mostra como a Colônia conviveu intensamente com a produção de açúcar, o primeiro ciclo econômico do Brasil e o mais extenso, antecedendo o ciclo do ouro e o do café. O autor analisa, principalmente do ponto de vista morfológico, as edificações de cinco engenhos pernambucanos, dos séculos XVII, XVIII e XIX, enfatizando seu estado atual de conservação ou abandono. Arquiteto e historiador, experiente no ensino da História da Arte e na restauração de edificações, sobretudo daquelas do Barroco, Fernando Guerra mostra como quase toda a costa nordestina teve sua civilização estruturada à base dos canaviais e dos engenhos, como os investimentos na produção geraram um quantitativo significativo de engenhos, e como o açúcar alicerçou a riqueza, o fausto e o luxo da vida colonial, entre a chamada nobreza rural do Nordeste..

  • Dimensões:

    16 x 22cm
  • Assunto:

    História
  • ISBN:

    978-85-7858-999-8
  • Nº de páginas:

    160
  • Ano de edição:

    2022
FERNANDO GUERRA DE SOUZA

FERNANDO GUERRA DE SOUZA

FERNANDO ANTÔNIO GUERRA DE SOUZA é pós-doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco em Conservação do Patrimônio Histórico, Doutor em Arqueologia e Conservação do Patrimônio pela UFPE (2007) e Mestre em História pela UFPE (2002). Especialista em Arte e Cultura Barroca (1986) pela UFOP - Minas Gerais. Professor da Disciplina de Introdução às Artes Plásticas, Iniciação à Estética, Introdução à Restauração, História da Tecnologia, Aspectos Legais da Educação Patrimonial e Conservação Patrimonial no Departamento de Arqueologia, Patrimônio Artístico e Bens Culturais de Pernambuco e do Brasil no Núcleo de Hotelaria e Turismo - NHT. Pesquisador do Patrimônio Cultural Edificado Brasileiro, Membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano - IAHGP e do Centro de Estudos de História Municipal - CEHM. Atualmente Chefe do Departamento do Curso de Arqueologia da UFPE.

Outros livros

  • A PRIMEIRA FERROVIA INGLESA NO BRASIL: The Recife-São Francisco Railway
  • SUBVERSIVOS: 50 ANOS APÓS O GOLPE
  • OLINDA: UMA HISTÓRIA POR TRÁS DAS ESTÓRIAS
  • A FACULDADE SITIADA: A greve dos estudantes de Direito do Recife, em 1961, que envolveu o Exército e a Presidência da República
Ver Catálogo Completo