1817 E OUTROS ENSAIOS

ANTÔNIO JORGE SIQUEIRA, FLÁVIO TEIXEIRA WEINSTEIN E ANTÔNIO PAULO REZENDE (Org.)

Para desvendar os diversos significados da Revolução de 1817 em Pernambuco, um dos eventos históricos mais importantes do Estado, Antônio Jorge Siqueira reúne ensaios de pesquisadores e especialistas acerca dos desdobramentos e herança que Pernambuco e Brasil legaram do combate. No livro, estão presentes a importância da revolução para conformação da ideia de Brasil, como ela abriu as portas para a modernidade, as práticas e hábitos dos homens e mulheres de então, um mergulho na cidade/vila do Recife, entre outras visões e contextualizações do que ocorreu naquele ano. Dois séculos depois, se não encerra os significados que a Revolução teve, 1817 e outros ensaios ajuda a disseminar a identidade e a unidade nacional.

  • Dimensões:

    22X16x2cm
  • Assunto:

    História
  • ISBN:

    978-85-7858-500-6
  • Nº de páginas:

    312
  • Ano de edição:

    2017
ANTÔNIO JORGE SIQUEIRA, FLÁVIO TEIXEIRA WEINSTEIN E ANTÔNIO PAULO REZENDE (Org.)

ANTÔNIO JORGE SIQUEIRA, FLÁVIO TEIXEIRA WEINSTEIN E ANTÔNIO PAULO REZENDE (Org.)

ANTÔNIO JORGE SIQUEIRA é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Viamão (1964), em Teologia pela Université Cantolnale Catholique de Fribourg (1968), tem mestrado em Sciences Economiques Et Sociales - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1970) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é representante do MEC no conselho de curadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, diretor do Inpso da Fundação Joaquim Nabuco e professor da Universidade Federal de Pernambuco. FLÁVIO TEIXEIRA WESTEIN possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. ANTÔNIO PAULO REZENDE (foto) possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-doutorado também na USP (1998). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco, consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP, membro do conselho editorial da revista SAECULUM: Programa de pós graduação em História UFPB e da Clio Nordeste História: Programa de pós História UFPE. Atua no grupo de pesquisa História, Política, Memória e Imagem do CNPQ.

Outros livros

  • A PRIMEIRA FERROVIA INGLESA NO BRASIL: The Recife-São Francisco Railway
  • SUBVERSIVOS: 50 ANOS APÓS O GOLPE
  • OLINDA: UMA HISTÓRIA POR TRÁS DAS ESTÓRIAS
  • A FACULDADE SITIADA: A greve dos estudantes de Direito do Recife, em 1961, que envolveu o Exército e a Presidência da República
Ver Catálogo Completo