Lançamento

ISMAEL CALDAS

RAUL CÓRDULA (Org.)

A pintura de Ismael Caldas é uma expressão do insólito, pois representa o outro lado da beleza. Esse olhar sobre o que é incomum, chegando à crítica social, revela a consciência política do artista pernambucano, que vivenciou os anos da ditadura brasileira e que, através do figurativismo, expressa a angústia reinante na época. Tal "olhar enviesado sobre a beleza acomodada", no dizer do organizador do livro, o artista plástico e crítico de arte Raul Córdula, gerou obras de impressionante impacto. Este livro-homenagem mostra que sua pintura tem o rigor do realismo acadêmico, mas transformado, simplificado em suas formas e sujeito ao humor ácido do artista. Coedição com o IRC.

  • Dimensões:

    22 x 27cm
  • Assunto:

    Artes
  • ISBN:

    978-65-5439-093-4
  • Nº de páginas:

    240
  • Ano de edição:

    2023
RAUL CÓRDULA  (Org.)

RAUL CÓRDULA (Org.)

Raul Córdula nasceu em Campina Grande-PB, em 17 de abril de 1943. É artista plástico, professor, curador e crítico de arte. Seu repertório inclui arte primitiva, concretismo, neoconcretismo, nova figuração, arte experimental, arte engajada e arte postal. Começou a pintar ainda adolescente. Estudou técnica de pintura com Domenico Lazzarini no Museu de Arte Moderna e história da arte com Carlos Cavalcanti, no Instituto de Belas Artes (atual Escola de Artes Visuais do Parque Lage), nos anos 1960, e teve orientações técnicas e teóricas nos ateliers de Adão Pinheiro (Olinda), Márcio Mattar (Rio de Janeiro), Iberê Camargo, Lygia Clarck e Hélio Oiticica (Rio de Janeiro). Participou de várias mostras coletivas e salões de arte, tendo recebido vários prêmios; foi curador devárias mostras e fez inúmeras exposições individuais. Foi cenógrafo das TVs Tupi, Bandeirantes e Globo no Rio de Janeiro. Fundou a Associação Paraibana de Artistas Plásticos; foi diretor artístico e diretor técnico da Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda; ilustrou e produziu capas de vários livros; integrou a Comissão Nacional de Artes Plásticas da Funarte, a Associação Brasileira de Críticos da Arte – ABCA e a Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA; ministrou vários cursos e oficinas de arte. Publicou os livros Fragmentos: comentário sobre artes plásticas (1998), Caminhos de Pedra: calçadas do bairro do Recife (2000), Memórias do Olhar e Tereza Costa Rêgo (2009), Utopia do Olhar (Prêmio Sergio Milliet,da Associação Brasileira de Críticos de Arte, São Paulo, 2013), entre outros.

Outros livros

  • TAP – SUA CENA & SUA SOMBRA: O TEATRO DE AMADORES DE PERNAMBUCO (1941-1991) - Vol. 1
  • O CORPO E A EXPRESSÃO TEATRAL
  • PEQUENO ELUCIDÁRIO: útil para colecionadores, marchands, leiloeiros, decoradores, arquitetos,  antiquários,  estudantes e  você... que não é nada disso mas é um curioso
  • FORRÓ: A CODIFICAÇÃO DE LUIZ GONZAGA
Ver Catálogo Completo